Esporte e Educação física estão intimamente ligados. A escola, muitas vezes
é o local onde a criança tem o primeiro contato com o esporte, por isso
devemos atentar para que as aulas de Educação Física tenham o maior proveito
possível do esporte e trazer todos os benefícios que este pode representar
para a formação física, mental e do caráter do cidadão.
(Tubino, 1993) A busca do homem por um equilíbrio completo é explícita na
famosa frase “mente sã, corpo são”, onde a dicotomia de corpo e mente anda
junto e a paz harmoniosa entre eles traduz esse tão sonhado equilíbrio.
Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que
exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Podem ser individuais ou
coletivos. No passado só eram considerados esportes as atividades recreativas
praticadas livremente, como a pesca e a caça, em contraposição aos jogos,
competições atléticas organizadas de acordo com regras determinadas. A
distinção entre esportes e jogos hoje é menos clara, e com freqüência os
dois termos são usados de forma indistinta.
O principal objetivo sempre foi converter atributos físicos nas mais variadas
formas de expressão corporal, como força, agilidade, flexibilidade,
velocidade, etc. Além disso, também fomenta outras qualidades como respeito,
coragem, disciplina, persistência.
Segundo o autor o tema esporte tem origem no século XIV, onde os marinheiros
usavam expressões “fazer esporte” com intuito de passar o tempo utilizando
habilidades físicas.
O esporte surpreende pela rapidez e amplitude de sua progressão, que se impõe
pela atração que desperta, incita a ação, competição, superação de
esforço, e que deste modo, favorece o enriquecimento pessoal, além de ser um
extraordinário meio de expressão que revela os limites de cada um (FERREIRA,
2001).
Atingindo de forma instantânea o esporte é cativante, desperta nos homens sua
necessidade de competir, superar obstáculos, que faz pensar sobre questões
antropológicas. Observando em nossas práticas o aluno praticante de esporte,
nota-se que é o fundamento pelo qual suas características de ser humano se
colocam a prova.
Todos os esportes implicam uma atividade física. Como formas de interação
social, exibição de força física e divertimento, os esportes surgiram com as
civilizações. Culturas antigas como a egípcia e a chinesa já conheciam
alguns esportes, mas essas atividades alcançaram seu desenvolvimento máximo na
Grécia (TUBINO, 1993).
Na Grécia o esporte era bem difundido, os mais famosos eram os Jogos Olímpicos
realizados em Olímpia. Disputados de quatro em quatro anos, os jogos tinham
extrema importância para a vida do país. Luta, corridas, lançamento de disco
e dardo e salto em distância eram as modalidades praticadas. Nesta época a
presença feminina era proibida, até mesmo como espectadoras.
Um divisor de águas na história esportiva foi o surgimento da bola. Algumas
civilizações a tinham como hábito em suas práticas. As primeiras bolas eram
apenas bexigas de ar e com o passar do tempo foi sendo aperfeiçoada. Para
gregos e romanos o esporte tinha conotação antagônica. Os primeiros visavam
antes de tudo a competição, os s segundos objetivavam o entretenimento
(TUBINO, 1993).
A principal característica deste tempo foi a notória diferenciação entre as
atividades das classes sociais. Nobres desenvolviam-se para aptidões guerreiras
em torneios e combates, juntamente com caça e equitação. O povo voltava-se
às práticas de jogos com bola (TUBINO, 1993).
O esporte cresce infindavelmente e cada vez mais as pessoas buscam atividades
físicas. Estes fatores trazem ao esporte uma crescente importância vinda desde
seu surgimento até os dias atuais. Em 1896 renasce os Jogos Olímpicos através
do barão Pierre de Coubertin, e também traz a máxima "o importante não
é vencer, mas competir" (TUBINO, 1997).
No Brasil o esporte com maior popularidade é sem dúvida o futebol.
Mundialmente entre os mais praticados estão são: basquetebol, voleibol,
handebol, judô e tênis.
O esporte está presente no nosso cotidiano através dos mais variados veículos
de comunicação, tais como jornais, revistas, televisão, rádio, entre outros,
e esta mídia que contribui para cada vez mais nos aproximar deste fenômeno.
A importância que o esporte tem desde o século XX, é a influência que ele
exerce na vida das pessoas a cada dia, não somente nos praticantes, mas também
no grande número de curiosos que acompanham suas mudanças e seus principais
fatos. Não podemos considerá-lo apenas como mais uma prática de saúde, de
competição, movimentos. O esporte ramifica-se para outras diversas importantes
áreas de nossa sociedade, tais como saúde, educação, economia, turismo, etc.
Ele movimenta milhões de dólares em todo mundo e hoje existe até uma ciência
do esporte, ganhando conotação cientifica (TUBINO, 1993).
Educação
Física escolar
Observando ao longo do estudo entendemos a importância do Esporte nos segmentos
da sociedade, sendo este um fenômeno recriado e reforçado a cada dia em todo o
mundo. Pode-se perguntar então qual o papel deste para o ambiente escolar, ou
melhor, dentro da Educação Física escolar?
A resposta que até agora nos parece mais aceita e verdadeira é que são muitas
as respostas. Procurando já em uma concepção do que se espera da aula de
Educação Física Escolar encontramos sociabilização, desenvolvimento motor,
conhecimento corporal (corporalidade), respeito, entre outros muitos.
O professor de educação na escola, no trato com o fenômeno Esporte no
ambiente escolar, não deve ater-se apenas aos conteúdos relacionados à
técnica e tática de diferentes modalidades; mais que isso, cabe a ele
contribuir para a formação do cidadão (GALATTI e PAES, 2006). Mais uma vez se
traz o esporte como um fenômeno dentro da sala de aula, os autores representam
em seu trabalho os fundamentos pedagógicos do esporte no cenário escolar.
Tratar deste importante meio de sociabilização dentro da escola com um olhar
crítico é bastante necessário, visualizar na educação física escolar um
momento de múltiplas comunicações.
(Mattos, 2006) O esporte quando trabalhamos nas escolas podemos introduzir
juntamente com a questão técnica de jogo propriamente dita essas outras
capacidades.
O esporte é ainda importante, pois trabalha atraindo os alunos para algo que
eles, através da mídia, têm por gosto. Podem-se trabalhar valências físicas
e até psíquicas dentro de exercícios independentes, por exemplo, mas sabe-se
que trazendo elementos de um Esporte consegue atrair os alunos para a aula.
O esporte é sem duvidas o elemento principal que um professor tem para utilizar
na sua aula, levando em consideração a maneira com que prática e como a
atividade se desenrola podem-se fazer adaptações buscando a eficiência. Os
jogos também entram neste campo como atividades que propiciam o envolvimento
mútuo, existem os jogos cooperativos que trazem ao aluno momentos de contato
com o próximo.
Cabe ao professor, segundo nossa experiência prática, atentar aos modelos que
seguem no esporte, fazer intervenções é fundamental para administrar o melhor
rendimento esperado (objetivo da aula).
E como cada objetivo é distinto dentro da aula, também são distintos os
esportes e aquilo que eles buscam, através de esporte podemos trabalhar
motricidade fina, força, lateralidade, resistência, atenção, procurando o
melhor para aquele momento. Ainda existe a possibilidade de se adaptar regras e
modificar fundamentos de um esporte a fim de torná-lo mais útil para a aula.
O professor de esportes deve ser visto como um educador e não como um mero
transmissor de conhecimentos técnicos ou táticos. Sua ação deve ser baseada
princípios críticos, pedagógicos e científicos para o desenvolvimento
integral da criança (FERREIRA, 2001). Então a educação física escolar deve
ser entendida como um momento imprescindível para o desenvolvimento psicomotor
da criança e o esporte é a ferramenta que o professor de Educação Física
tem em mãos para ser um diferencial no ambiente escolar.
Fonte:EFDeportes.com, Revista Digital
Dayse Jadão _Acadêmica de Educação Física
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